Páginas

13/09/2010

Fora de brincadeira - Setembro


Chegou setembro! Período dos nascimentos, das novidades?! Mas o que isso pode ter haver com este mês?

Para a maioria das pessoas, talvez, nada! Para mim, talvez seja apenas a relação do mês 9 com meu número da sorte. Nove meses é o período que as mamães esperam para dar à luz. Nove meses também, é o tempo que os gaúchos esperam pela chegada de suas festas mais importantes. 
Desde o último final de semana o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, vem vivendo a 33ª edição da maior feira agropecuária da América Latina: a Expointer. Neste ano já é sabido que os negócios alcançam cerca de 170 milhões de reais, mas a quantidade real de expositores, os milhares de visitantes, os bilhões em negócios realizados são números que só serão contabilizados após o término da feira no próximo domingo, mas que batem recordes a cada edição.


O Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, mais conhecido como Parque da Harmonia, em Porto Alegre, vai ganhando forma. Os piquetes vão sendo levantados a um ritmo de encher os olhos. Tudo para que a arena da festa esteja pronta até o dia 07, quando a visitação é aberta oficialmente.
É o sentimento de orgulho de ser gaúcho, de ter origem no campo, que toma conta da capital envolvida nos arranha-céus e na correria do dia a dia. A vida simples do interior ocupa, a partir de agora, destaque no tumulto de Porto Alegre e da Região Metropolitana.
Paralelos ao Acampamento, na capital e no interior, se iniciam os movimentos para as comemorações da Semana Farroupilha e da data magna do Rio Grande do Sul: o 20 de Setembro. Milhares de gaúchos dão o melhor de si na semana de 13 à 20, para que esta seja a festa mais bonita do ano. E conseguem!
Os nativos do Rio Grande tem o reconhecimento mundial da beleza das suas tradições e do orgulho que tem por serem deste chão, em qualquer lugar que possam estar no globo. Exemplo disso são os CTG’s espalhados pelo mundo todo: Estados Unidos, França, Inglaterra e até o Japão tem entidades tradicionalistas prontas para preservar nossa cultura.
Apenas um detalhe apaga o brilho destas festividades. Seguidamente o Governo Estadual vem buscando – parece que incansavelmente – frear nossas atividades não liberando os recursos para o Acampamento e para o Desfile Temático.
Até quando o Poder Público vai tentar deixar “de lado” as maiores alegrias dos gaúchos para dar valor a outras atividades que não possuem tanta identidade com nosso povo? Até quando vamos ter que ver o futuro das nossas alegrias dependendo de deliberações que são tomadas ou vem a público de última hora?
Com isso vemos nossas comemorações correrem o riso de não serem tão belas como anos anteriores. Vamos torcer para que estes empecilhos não venham ocorrer novamente e que nossas comemorações sigam cada vez melhores, ano a ano, assim como um ser humano evolui a cada dia de vida.
Mirela Ferreira
Acadêmica de Jornalismo
Universidade Federal do Pampa
Campus São Borja

0 manifestos:

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores