Páginas

08/02/2011

Cuide-se!

Porque é que pedimos uns aos outros para ter cuidado como final de conversa? tenho notado esse fenômeno em meus amigos, parentes, pessoas queridas, enfim, todos os que estão longe ou que não estão imediatamente perto. "Te cuida aí!", "Te cuida por aí!" ou simplesmente "Cuide-se". Tenho percebido que essa expressão tem se tornado muito frequente nas minhas conversas via internet, telefone ou cara-a-cara, tanto eu peço isso para as pessoas quanto elas me pedem. Mas o que quer dizer esse "cuide-se"? Porque eu quero que alguém se cuide? O primeiro pensamento que me vem é que eu não quero que nada de mal aconteça àquela pessoa, ou seja, eu quero ver ela de novo, quero que ela viva bem, tome as melhores decisões, escolha os melhores caminhos, cresça social, profissional e pessoalmente.
Continuo com dúvida sobre o cuide-se. O que inconscientemente substitui o cuide-se? Creio que pode ser substituído por diversas coisas, tais como, eu te amo (cuide-se!), adoro você (cuide-se!), você é muito especial para mim (cuide-se!), você é uma pessoa que me faz bem (cuide-se!), você me deseja o bem, desejo o mesmo a você (cuide-se!), mantenha-se bem, pois quero te ver de novo (cuide-se!), quero conversar de novo com você (cuide-se!), por favor, pense bem antes de fazer suas escolhas (cuide-se!), você é importante para mim (cuide-se!), etc.
Talvez vocês cheguem na mesma conclusão que eu e percebam que só quando se tem apreço pelo próximo é que se quer realmente que outra pessoa que não seja você fique bem, esteja bem, sinta-se bem....
Eu ando em umas de querer criar uma nova ordem nas coisas, uma ordem que sei que não vai acontecer, mas que seria muito bom se acontecesse, acredito que todos nós só vamos passar a viver bem - e esse nós, é a raça humana -, a partir do momento em que vermos que o outro é nosso semelhante e é digno de confiança, amizade e fraternidade. E onde entra o "cuide-se" nisso? Começamos dando esse pequeno passo com as pessoas ao nosso redor, daqui  a pouco poderemos passar para pessoas um pouco mais distantes, desejando, mesmo que internamente que aquela pessoa seja o máximo que ela puder ser.
Bueno pessoal, eu ando dando essas viajadas nas madrugadas e sobra pra vocês lerem, agradeço a atenção e as crescentes visitas a esse blog. Cuidem-se!

4 manifestos:

Guto disse...

Te cuida ae, bruxão!

Unknown disse...

Amei seu texto. Maravilhoso! e acabei tirando uma dúvida a respeito de uma pessoa que sempre se despede com essa frase

Ana Cristina disse...

Meu Deus como o senhor nos mostra as coisas no momento certo.Encontrei esse texto por acaso e não poderia ser mais oportuno,imagino eu,nesse momento de pandemia onde precisamos nos cuidar e pedir a todos que ser cuidem também.👏👏👏

Unknown disse...

Cuidem-se

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores